Quem somos

RKL

 

O QUE HÁ POR TRÁS DESSAS TRÊS LETRAS

 

DSC_7558

 

 

Não há como contar a história dessa empresa, sem antes vasculhar o passado de empreendedorismo familiar, que remonta a década de 40 do século passado. Foi no ano de 1947, que três irmãos de origem polonesa e nascidos em Mariana Pimentel, próximo a Porto Alegre, Henrique , Vitoldo e Carlos Krolikowski, fundaram uma empresa de conserto de motores elétricos , a Irmãos Krolikowski SA, hoje conhecida por IKRO.

Em poucos anos, a empresa transformou-se em uma fábrica de autopeças elétricas, com sede atualmente no município de Canoas, RS, e que atua tanto no mercado original, quanto no de reposição automotiva. No ano de 1989, em Porto Alegre, a exemplo de seu pai e tios, Ricardo, Roberto e Fernando Krolikowski, filhos de Henrique e Zilda Krolikowski, fundaram a RKL Componentes Automotivos LTDA.  O objetivo dos irmãos era experimentar o comércio atacadista de autopeças, uma vez que , até então, a família havia explorado tão somente o setor industrial. Ficou ao encargo do irmão mais novo, Ricardo (na ocasião com 25 anos) a operação e gestão da empresa, uma vez que seus irmãos mais velhos, Roberto e Fernando, haviam assumido a gestão do negócio familiar, a IKRO SA.

Tendo como primeira sede a casa dos pais dos sócios na zona norte de Porto Alegre, a RKL começou suas atividades comerciais. Ricardo, com o apoio e orientação dos irmãos, passou a organizar o estoque, definir tabelas de preços e vasculhar o mercado varejista de autopeças da grande Porto Alegre em busca dos primeiros clientes.Nos anos seguintes, com a ajuda de sua esposa e atual sócia, Jacqueline Custódio, Ricardo expandiu os negócios da RKL para todo o estado, através de uma equipe de representantes externos.

Importante ressaltar que, desde seu nascimento e até a atualidade, a RKL se pauta pelos mesmos valores de retidão e honestidade herdados de suas raízes familiares.  Exemplo disto, foi a decisão de que, apesar das óbvias facilidades que teria, a RKL não comercializaria os produtos fabricados pela IKRO. Isto se deveu a percepção pelos irmãos e sócios de que a rede de distribuição a IKRO não veria com bons olhos a abertura de uma distribuidora concorrente, pelos membros da diretoria da indústria.

Em 1993, a RKL mudou-se para o bairro Anchieta, próximo ao aeroporto, aonde se encontra sediada até os dias de hoje.Contando hoje com um quadro de 20 colaboradores diretos e indiretos, mais uma equipe de representantes comerciais, a RKL conta com em seu portfólio com uma gama de 40 linhas de produtos e mais de 6000 ítens, abrangendo suspensão, freio, embreagem, além de filtros, correias, bombas d’água, químicos, palhetas entre outros, com atuação em todo o território do Rio Grande do Sul.

A partir dos investimentos em modernas plataformas tecnológicas (site, catálogo eletrônico, facebook etc ) e da atuação focada na qualidade de atendimento e na agilidade logística, a RKL se prepara para o presente e se alicerça para o futuro, não deixando jamais, no entanto, de seguir norteando-se pelos princípios incorporados há gerações.